Apandemia mudou definitivamente a maneira como as pessoas fazem compras. De acordo com uma pesquisa recente da Comscore, o tempo gasto no varejo é maior em aparelhos móveis, que contam hoje com mais de 72 milhões de usuários ativos no Brasil.
Apesar disso, ainda existem 17 milhões de pessoas que utilizam apenas o computador no seu dia a dia, sendo necessário que as empresas adaptem suas lojas de e–commerce para funcionarem perfeitamente em ambas plataformas. E essa não foi a única mudança que vimos.
As práticas de e–commerce mudaram ao longo dos meses de 2020. Agora, mais do que nunca, o foco dos negócio é a experiência do usuário. Confira 5 tendências para observar em 2021.
1 – Omnichannel é rei
Seja em vendas, logística, cadeia de suprimentos ou comunicação, omnichannel é uma das palavras do momento e o futuro de todos os negócios em desenvolvimento. Omnichannel é uma estratégia de conteúdo de canal cruzado que as organizações usam para melhorar a experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público.
O segredo para uma estratégia omnichannel vencedora é entender o que seus clientes precisam antes mesmo que eles saibam que precisam, oferecendo ao seu cliente todo o suporte por meio de diferentes canais de vendas. Depois de ter uma experiência completa para seus clientes em diferentes canais e dispositivos que pareça natural e consistente, você aumentará suas vendas exponencialmente e tornará os clientes leais à sua marca.
2 – Voice Shopping
“Ok Google”, “Hey Siri” e “Hi Alexa” se tornarão as frases mais faladas depois que o Voice Shopping se tornar uma realidade em todo o mundo. As pessoas estão começando a gostar da ideia de ter um assistente com dispositivo de voz em suas casas, como Assistente Google e Alexa. A compra por meio desses dispositivos de voz chegará a US $ 40 bilhões em 2022.
Isso acontecerá porque a Amazon e o Google estão visando mercados ao redor do mundo, incluindo diferentes idiomas. Essas empresas apostam no conforto e comodidade para seus clientes e muitas outras seguirão criando aplicativos que usarão comandos de voz para executar suas ações. À medida em que a popularidade dos dispositivos assistidos por voz aumenta, há uma preocupação crescente com a privacidade do usuário. Essa conversa provavelmente continuará no próximo ano.
3 – Produtos verdes e sustentabilidade assumirão o controle
A nova geração é formada por compradores conscientes. Seu comportamento de compra é focado em valores como responsabilidade social e ambiental. Em 2021, se as marcas não se adaptarem à uma política pró-sustentabilidade, ecológica e livre de crueldade, elas correm o risco de serem substituídas por empresas que, embora potencialmente mais caras, defendem essas práticas. Os jovens consumidores preferem marcas que compartilhem seus valores e moral, empresas que tenham um propósito definido.
4 – AI e AR
Espera-se que a inteligência artificial (IA) e a realidade aumentada (AR) sejam um dos maiores investimentos dos vendedores em 2021. As empresas gastarão dinheiro e esforços para garantir que o e–commerce ofereça a melhor experiência aos clientes. Os benefícios da IA no próximo ano virão principalmente da otimização do processo e da maximização da receita.
Embora a IA ofereça experiências personalizadas para pessoas diferentes — rastreando o histórico do cliente e o comportamento de navegação e oferecendo exatamente o que ele está procurando ou a combinação perfeita para o que acabou de comprar —, a AR se concentrará em satisfazer a necessidade do cliente de inspecionar fisicamente o produto. Ela mostrará todas as características do seu produto e como ficaria bem com eles, mas no conforto de suas casas.
5 – Comércio visual
Uma imagem vale mais que mil palavras, dizem. E isso nunca poderia ser mais preciso quando se trata de comércio eletrônico. As lojas mais relevantes do mundo não usam imagens apenas na página de produtos. Elas também usam em todo o site para atrair a atenção dos consumidores e convertê-los em clientes na hora.
Toneladas de imagens de alta qualidade podem comprometer a velocidade de carregamento da página — e diminuir a experiência do cliente. Portanto, as empresas precisam ficar de olho nisso. Para 2021, os e-commerces terão de investir em formatos modernos para venderem. Isso inclui utilizar imagens e vídeos 360° dos produtos, ferramentas de busca visual e se manter atualizado com as novidades em imagem.
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fonte:ecommercebrasil