Não existe novidade alguma em dizer que a maioria dos e-commerce do mercado não tem um blog. Seja ele um blog corporativo ou institucional.
Mesmo com a enorme quantidade de artigos falando sobre a respeito da importância de se investir na criação de um blog para e-commerce, muitos gestores e empreendedores ignoram este fato.
Todavia, já lhe aviso que este é o principal e mais importante ponto se você quiser se destacar dos concorrentes!
Aqueles que acompanham as tendências de mercado conhecem todos os benefícios e a importância do blog, principalmente quando falamos sobre aumentar o tráfego e os leads.
Desta forma, existem inúmeras vantagens para quem acredita e investe nesta ferramenta, principalmente o e-commerce.
Pensando de forma racional, se a maioria dos seus concorrentes não realiza investimento em blog, esta é uma oportunidade competitiva para você, já que esta é a chance se destacar dos concorrentes.
Ainda não está convencido e tem dúvida se vale ou não investir seu tempo, o artigo abaixo mostrará as razões fundamentais sobre a importância do blog para e-commerce.
Bora lá?
O blog possibilita ser reconhecido nas mídias sociais
Caso você ainda não tenha um blog para e-commerce, é possível que o compartilhamento de conteúdos nas redes sociais não seja sua prioridade.
Mas, no momento em que você começa a usar o blog para comunicar conteúdo de qualidade, você estará no caminho certo do sucesso!
Desta forma, sua empresa será notada e seus conteúdos compartilhados em outras mídias sociais, gerando mais interessados, seguidores e no momento certo, leads para o seu e-commerce.
Não existe regra, mas evite postar sempre sobre o mesmo assunto.
Blog para e-commerce, o importante é entender sua persona saber o que gosta de ler ou compartilhar. Precisamos tornar isso uma vantagem competitiva.
Lembre-se de variar o formato dos conteúdos escritos. O blog precisa entender sua persona e apresentar conteúdo em infográficos, vídeos, e-books ou whitepapers ajudará nesta missão.
Criar uma boa estratégia e estar presente nas principais redes sociais é fundamental (Facebook, Twitter e Instagram)
O blog para e-commerce atrai tráfego
Simples assim!
A partir do momento que você produz um bom conteúdo para o blog do e-commerce, ele atrai atenção para o seu site. Claro que o SEO é importante, por isso, recomendo seguir algumas regras básicas.
A estratégia é clara. Conforme a produção de conteúdo para o blog do e-commerce for produzida, novos posts serão publicados, indexando novas páginas e assim, mostrando uma maior relevância para os buscadores (Google, Yahoo, Bing e etc).
O Google verifica o site de tempos em tempos, visando analisar e classificar o site nas pesquisas. Assim sendo, manter constância e periodicidade é importante.
A estratégia de conteúdo para o blog post precisa ser relevante, busque ajudar os leitores com seu conteúdo. Não é uma tarefa fácil, mas acredite no médio a longo prazo dará resultado!
Invista algum tempo realizando o link building (colocar links dentro dos próprios posts) do blog. O Google considera esta uma das principais na hora de avaliar e ranquear um site.
O blog transmite credibilidade e idoneidade da empresa
Isso mesmo, o blog pode transmitir toda a personalidade da sua empresa para a sua persona. Desta forma, o blog do e-commerce se mostra seguro, passa confiança para o leitor e melhora o engajamento do cliente com a empresa.
Tenha certeza de deixar ativo os comentários em todas as postagens, isso além de mostrar que você está interessado em ouvir seu leitores, incentivando-os a escreverem. Estes comentários podem ser utilizados por você no futuro para ideias na produção de conteúdos de interesse.
No geral, responda a todos comentários, positivos e principalmente os negativos. Seja claro e objetivo, desta forma, seu e-commerce será reconhecido por ser correto e sincero com todos.
O blog para e-commerce ajuda o público a comprar de você
Vamos supor que você executou diversas estratégias de tráfego e através disso, conseguiu atrair alguns visitantes para seu e-commerce, mas e agora? Quais os próximos passos?
Aqui é um momento de tomar muito cuidado, pois atrair o cliente não é fácil, você empenhou tempo e intelecto para criar oportunidades para isso, então não é hora de deixar esse lead em potencial desaparecer.
Um blog para e-commerce é a melhor ferramenta para que isso não aconteça!
O blog tem o poder de influenciar o cliente e por meio dos conteúdos, será possível melhorar seu “posicionamento” perante o cliente. Com seu conteúdo relevante, você passará de um simples e-commerce para um especialista do produto. Desde que você se proponha a fazer e faça bem!
Perceba, o público em geral está interessado em novidades, então focar em lançamentos, cases exclusivos pode ser uma boa.
Tenha em mente que o blog de e-commerce deve despertar o interesse, atração e consideração. Mostre autoridade sobre o assunto/produto que vende.
Demonstre interesse nos possíveis clientes, envie dicas que agreguem para eles ou o produto em questão a fim de incentivar eles a comprarem contigo.
O blog aumenta sua base de informações
Toda empresa quer mais leads, certo?! Nós queremos! rs
O primeiro passo é produzir e postar conteúdo relevante e de interesse das pessoas. Algo realmente valioso para eles e que os façam querer voltar para consumir mais e mais.
Depois de criar o blog é interessante disponibilizar o conteúdo produzido pelo e-commerce. Minha sugestão é que você viabilize assinaturas de lista de e-mail, a famosa Newsletter.
Dessa forma, você conseguirá atualizar a todos os integrantes da lista com os conteúdos mais atuais ou novidades relevantes, mantendo e com o tempo, aumentando a lista de inscritos.
Uma estratégia bastante aplicada, pois funciona, é a de oferecer um material rico, como um e-book, como isca digital. Além de engajar o cliente, você aumenta o fit dele com a marca, melhorando seu Branding.
Lembre-se de nunca enviar sequência de e-mails para pessoas não cadastradas em sua lista, evitando SPAM. Além de chato, isso diminui a chance de algum querer fazer negócio com seu e-commerce.
Trabalhe conteúdos ricos, objetivos e relevantes para o seu público. Com o tempo tudo vai se encaixando, o tráfego aumentando…acredite!
O blog para e-commerce faz sua marca atingir alcances maiores
Todo empreendedor monta um negócio com um objetivo, mas essencialmente todos tem um objetivo básico e primário, possuir clientes. Agora, como os clientes vão encontrar seu site ou sua marca?
Quando precisamos gerar tráfego, basicamente precisamos receber mais atenção. Quando trabalhamos com conteúdo, precisamos criar algo INCOMENSURÁVEL para o blog. Feito isso, podemos explorar os compartilhamentos nas redes sociais.
As pessoas gostam de compartilhar conteúdos que agreguem valor para elas e seu círculo de amigos. Título curiosos, listas e infográficos são os preferidos na hora de compartilhar.
Com o passar do tempo, mais e mais pessoas chegaram até o seu blog e conheceram o seu trabalho ou produto em questão. Mas para que isso aconteça lembre-se de produzir conteúdos INCOMENSURÁVEIS. Habilitar a opção de compartilhamento no blog do e-commerce é super recomendado também, rs!
Deixe que o seu cliente fale por você e assim convença outros a respeito do seu trabalho. O comentário autêntico de um cliente vale mais que suas 1.000 palavras!
E ai, o que você está esperando para começar a impactar seu público?
Com as dicas sobre a importância do blog para e-commerce, acredito que você esteja convencido e motivado. Essa estratégia, provavelmente conseguirá mudar os resultados atuais da sua empresa e construir uma base sólida de clientes e leads.
Principalmente quando estamos em um mercado cada dia mais competitivo, se diferenciar da concorrência e inovar é sempre necessário. Além de ser uma vantagem competitiva e forma adicional de se engajar com seu público.
Dúvidas ou sugestões sobre blog para e-commerce? Deixa lá seu comentário!