O crescimento do empreendedorismo é algo muito interessante para a sociedade, já que possibilita diversas oportunidades de negócios e de trabalho, permitindo investir em uma atividade que traga retorno e seja prazerosa. O acesso à internet é outro fator benéfico, e que criou uma nova modalidade de vendas e contato por meio do e-commerce (loja virtual).
As vendas online se tratam de um investimento que permite comercializar produtos e serviços diversos, estando próximo aos clientes e facilitando a rotina de todos. Inclusive, o e-commerce brasileiro tem conquistado números expressivos, sendo um ambiente promissor.
Alguns dos principais benefícios de um e-commerce consistem em:
- Baixo investimento inicial;
- Menor custo com manutenção;
- Funcionamento 24 horas;
- Comodidade para os compradores;
- Alcance mais amplo de consumidores;
- Buscas rápidas e eficientes;
- Permite personalizar a experiência do consumidor;
- Permite ampliar a segmentação e campanhas de publicidade;
- Boas chances de faturamento.
Com tantas vantagens, investir capital para ter uma loja virtual é uma excelente escolha de negócio.
Inclusive, essa medida pode ser aplicada tanto para a área de serviços, como uma dedetização RJ Zona Sul, quanto para os produtos em si, como uma peça de roupa.
Deste modo, a loja virtual atuará como um “vitrine”, no qual o internauta pode conhecer os serviços e vantagens oferecidos.
Para alcançar o sucesso nesse ambiente, assim como em qualquer empreendimento, é preciso pensar em todos os detalhes e elaborar um planejamento.
Ou seja, muito mais do que oferecer produtos e serviços de qualidade, uma boa experiência na página e na entrega faz toda a diferença, criando uma imagem de credibilidade ao e-commerce.
A importância da logística para e-commerce
A logística é uma parte muito importante de uma loja virtual, pois consiste em processos de armazenamento, distribuição, recepção e transporte das mercadorias, bem como permite a visualização dos usuários dos itens que ainda estão disponíveis para a compra.
As decisões tomadas nesta área do negócio são de grande relevância para o sucesso do e-commerce, pois estão diretamente relacionadas com a satisfação dos clientes que desejam receber seus produtos com qualidade, rapidez e sem transtornos, acompanhando tais processos.
No comércio eletrônico, uma boa experiência de compra é o principal fator que motiva os consumidores a voltarem em um e-commerce para fazer novas compras.
Sendo assim, dedicar tempo para elaborar um bom planejamento para a logística do e-commerce é essencial para organizar todas as etapas de armazenamento e transporte, tentando controlar as variáveis e, assim, oferecer uma excelente experiência para o cliente.
A logística é uma parte muito importante do gerenciamento do e-commerce, já que este setor tem o papel de cuidar do armazenamento, entrega, expedição.
No setor logístico há diversos processos que podem ser divididos em etapas, como:
- Recebimento e conferência de mercadoria;
- Armazenamento com identificação;
- Separação de pedidos;
- Preparação do produto (embalagem e etiquetas);
- Envio para transportadora;
- Rastreamento dos pedidos enviados;
- Acompanhamento da entrega do pedido e atualização para o cliente;
- Reposição de estoque.
Com esta divisão, os profissionais conseguem realizar os procedimentos logísticos mais básicos com qualidade e, assim, vender os produtos e serviços eficientemente, conquistando um faturamento expressivo.
Isso significa que o sucesso de um e-commerce de trocar bateria Iphone depende muito de um bom serviço e a execução dos procedimentos logísticos, bem como do atendimento e facilidades no site, agindo como um sistema integrado.
Os negócios especializados em manutenções podem oferecer a modalidade de retirar o aparelho no domicílio do cliente, algo que é um diferencial positivo para o empreendimento.
O que evitar na logística do e-commerce
Com o crescimento das compras online, os empreendedores devem se atentar a alguns detalhes que devem ser evitados, pois, podem comprometer o setor da logística e a imagem do negócio.
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Estoque desorganizado e falta de gerenciamento
É essencial manter o estoque organizado, pois não há nada mais frustrante para o cliente do que pedir produto e ter a notícia de que ele não está disponível no estoque ao final do processo.
Usar uma ferramenta de gestão é uma maneira de realizar um controle eficiente, tendo uma noção de quais mercadorias tem mais saída para manter este espaço do negócio em ordem e realizar as reposições necessárias.
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Falta de integração entre os sistemas
Uma boa integração dos sistemas é importante para manter as informações atualizadas, tanto de entrada e saída quanto para ter uma noção do estoque.
Este controle faz toda a diferença na relação do cliente com o e-commerce de conserto de ar condicionado em BH, por exemplo, melhorando a experiência e agilizando os processos.
Sistemas eficientes permitem que os profissionais avisem ao seu cliente sobre a disponibilidade do serviço de conserto, os valores, tempo de garantia, peças disponíveis, entre outros detalhes para tornar os contatos mais substanciais.
Um sistema que facilita a integração de atividades de vários setores e otimizam tempo é tão importante quanto um windows 10 preço licença, que é um sistema que ajuda no funcionamento dos computadores, visto que permite uma visualização de todo o negócio.
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Poucas opções para entrega
Um erro muito comum e que pode impactar diretamente na efetivação da compra e satisfação do cliente é apresentar poucas modalidades de entrega.
As mais comuns são PAC e SEDEX, opções acessíveis para o empreendedor, mas pode trazer desafios para o cliente, por exemplo, o pacote não chegar diretamente no domicílio e a pessoa ter de buscá-lo em uma agência dos Correios.
Investir na contratação de uma transportadora é uma opção interessante para atender a todos os clientes, desde o que tem urgência pela entrega até aqueles que podem esperar.
Definir prazos para envio e recebimento, ou ter uma frota própria são fatores importantes e que podem ser considerados para deixar os processos mais claros para o cliente.
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Má gestão em trocas e devoluções
Devoluções e trocas são procedimentos naturais e que podem ocorrer com certa frequência na rotina de um e-commerce, principalmente em empreendimentos online, seja pelo tamanho ou por conta de caimento/gosto.
Assim, é um processo que demanda atenção por parte dos empreendedores para que seja feito com qualidade, tranquilidade e transparência, demonstrando o suporte prestado pela empresa e o cuidado com o cliente.
Já com relação ao processo operacional de devolução, é preciso destacar que os produtos devolvidos precisam passar pelo mesmo processo de quando uma mercadoria chega ao estoque.
Assim, é importante verificar quantidade, modelo, o tipo de item devolvido e se ainda há condições de venda, assim é possível recolocá-lo no estoque e utilizado na contagem geral.
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Ausência de cuidado com as embalagens
Cuidar dos produtos é essencial para que estes cheguem nas mãos do cliente em perfeitas condições e sejam mais um ponto para cativar o cliente, proporcionando uma boa experiência.
Assim, investir em embalagens de qualidade é uma maneira de preservar as características do produto.
Salgados fritos para festa, por exemplo, devem ser muito bem embalados para manter o sabor do alimento, além de evitar problemas de contaminação.
Uma boa embalagem ajuda na propaganda do negócio, já que pode levar o logo, por exemplo, e aumenta a credibilidade do e-commerce.
Isto posto, o investimento em boas embalagens e um cuidado especial com os produtos são formas de ter excelentes resultados e cativar o público.
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Não rastrear a entrega
Este é outro erro muito grave que pode comprometer a logística e credibilidade do e-commerce. A falta de enviar informações a respeito da entrega e métodos para o rastreio é algo que mexe muito com a expectativa do cliente.
Os dados de rastreio permitem que as pessoas saibam quando sua entrega chegará e assim se organizar melhor em relação ao tempo e recepção, bem como saber se houver qualquer problema no transporte.
Deste modo, evitar esses erros na logística do e-commerce de terceirização de serviços usinagem é o modo de conseguir atender os clientes com muita qualidade, principalmente por se tratar de um serviço crucial, e geralmente feito para outros empreendimentos, o que envolve um alto investimento.
Como melhorar as operações logísticas?
Entender as decisões que podem comprometer a logística é importante, mas buscar dicas de como melhorar o desempenho deste setor é o caminho para ter reconhecimento na área de atuação, um faturamento de sucesso, além de conquistar a confiança dos clientes. Confira
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Integração de canais
O processo de integrar canais já é uma realidade nos negócios, pois se trata de uma muito benéfica para todo o fluxo de trabalho.
Esta ação melhora os canais de compra, transforma a logística do e-commerce de implantação hotel, permite conquistar novos clientes, facilita casos de devoluções, trocas, além do consumo, visto que pode-se criar um painel único para acompanhar todos esses dados.
Além disso, ter um sistema único que registra todas as vendas e o fluxo de caixa e mercadorias é uma maneira de reduzir as falhas operacionais.
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Aprenda a trabalhar com prazos possíveis
É muito importante saber lidar com prazos e buscar sempre cumprí-los. Isto posto, estabeleça os prazos e fique atento se você conseguirá cumprir, pois, este detalhe pode gerar impactos na confiança que os clientes têm no seu e-commerce.
O prazo é algo importante em todos os segmentos de negócios, desde uma empresa de consultoria ambiental em SP até mesmo no universo digital.
Um jeito de ter um bom desempenho é divulgando os prazos e trabalhar com folga, pois estes detalhes ajudam muito o empreendedor a se organizar, além de evitar as frustrações dos clientes.
No momento de definir os prazos de entrega e execução de serviços, é essencial ter bom senso para não exagerar na quantidade de dias.
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Utilize a logística para ser um diferencial na experiência do cliente
Com a concorrência presente no universo do comércio eletrônico, os empreendedores devem ter um diferencial para conquistar e fidelizar os clientes.
Isto posto, avaliar bem as operações logísticas do e-commerce é um jeito de implementar algo diferente para tornar o processo de compra mais prazeroso.
Bom preço no transporte, embalagens de qualidade, prazo de entrega diferenciado e atendimento personalizado são fatores que as pessoas costumam analisar e, dependendo do que é oferecido, acabam optando por um determinado e-commerce.
Ter um controle rigoroso do estoque, boas parcerias com transportadoras, atenção com a logística e ouvir os clientes são outros exemplos de melhorias que, se colocadas em prática, podem render excelentes resultados.
Deste modo, dar uma atenção especial para a logística do e-commerce e elaborar um bom planejamento para esta área é o caminho para conquistar bons lucros e ter reconhecimento no segmento de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.