Do empreendedorismo à melhoria, passando pelo processo de criação da loja virtual.
Qual rota seguir em um projeto de desenvolvimento de e-commerce? Do empreendedorismo à melhoria contínua, há muitas etapas que precisam ser superadas e requer um parceiro de confiança, para ajuda-lo.
Conheça algumas etapas cruciais para o desenvolvimento do seu e-commerce
Para um bom desenvolvimento de e-commerce, esteja atento(a) às etapas de:
• Empreendedorismo:
Esta é a fase onde você deverá criar o negócio e-commerce e abrir a empresa. Para tanto, há vários métodos que poderá usar, tais como o do Plano de Negócios ou o da Startup E-commerce.
Com um Plano de Negócios você faz um planejamento extenso antes de iniciar a implementação do e-commerce. Já no método Startup, você planeja, implementa e testa simultaneamente. Escolha o método que melhor se adapta.
• Criação da loja virtual:
O jeito mais fácil de criar uma loja virtual hoje em dia é por meio das chamadas plataformas de e-commerce. Existem centenas delas no mercado, em diferentes formatos. As mais práticas são aquelas que poder ser alugadas, como a VTEX.
Quem empreende e-commerce com Plano de Negócios provavelmente quererá usar plataforma top de linha desde o início. Porém, quem o faz via Startup, precisará testar conceitos com plataformas grátis e limitadas no começo.
• Divulgação da loja virtual:
De fato, no Brasil, a cada 100 visitantes únicos de uma loja virtual, apenas 1 realiza uma compra (+/- 1%). A saber, a maioria das lojas virtuais brasileiras recebe 10 mil visitantes mensais, o que gera em média 100 vendas ao mês.
Diante disso, para poder realizar vendas, você precisará investir em Marketing e Marketing Digital. Neste contexto, campanhas de links patrocinados para e-commerce e E-mail Marketing para e-commerce são as mais comuns.
• Gestão diária do e-commerce:
Todo negócio e-commerce possui uma parte burocrática, que são as rotinas administrativas como contabilidade, faturamento, departamento pessoal, contas a pagar e a receber, etc., as quais precisam ser gerenciadas.
Além disso, há também a gestão da loja virtual em si, que envolve análise do Big Data, criação de promoções, otimização do Design, etc. Basta um gestor para operar um e-commerce pequeno. Mas e-commerces grandes precisam de uma equipe.
• Cumprimento das metas de vendas:
Ao elaborar a Cultura Organizacional do seu e-commerce, você cria dentro do conceito de Visão (de Missão, Visão e Valores), um objetivo que deverá ser atingido nos próximos 4 ou 5 anos. É onde se encaixam suas metas de vendas.
Ou seja, a partir do objetivo da Visão deve-se criar uma estratégia e-commerce com metas de vendas diárias que deverão ser batidas. O cumprimento dessas metas levará ao comprimento da Visão em longo prazo.
• Atendimento profissional:
Mesmo que sua loja virtual seja rápida e o seu frete imbatível, você precisará oferecer um atendimento profissional. Isto é, nos canais de atendimento você deverá tirar dúvidas e encaminhar consumidores em múltiplas ações.
Use canais como chats nas páginas de produtos, telefone, e-mail e aplicativos messenger das redes sociais, por exemplo. Seja ágil nas respostas. Seja também atento às objeções. Ofereça contrapropostas para fechar mais vendas.
• Logística:
Para um bom desenvolvimento de e-commerce, controle cientificamente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos. Esse controle dependerá, entretanto, do tipo de logística.
Por exemplo, você deve definir se irá trabalhar com Crossdocking ou Dropshipping. Além disso, deve determinar como será a sua logística reversa, a qual diz respeito à devolução de produtos. Isso também é muito importante.
• Pós-venda:
Depois de publicar uma página de produto na sua loja virtual, de anunciá-la, de vender o produto e de entregá-lo, dever-se-á realizar o pós-venda. Isto é, será preciso entrar em contato com o cliente para ver se está tudo ok.
Neste contexto, é possível entrar em contato por e-mail ou telefone e perguntar ao cliente se ele ficou satisfeito com o produto e com a entrega. Demonstre essa preocupação com o cliente e ele se lembrará de você nas compras futuras.
• Adaptação aos consumidores:
Na medida em que o tempo passa e se obtém informações qualitativas e quantitativas dos consumidores, você começa a ter insights sobre o comportamento deles. Então, a partir disso, poderá criar adaptações.
Com base em tais informações, adapte o Design, as promoções e até o mix de produtos da sua loja virtual ao seu público, se for necessário. Mude também as formas de atendimento e outros parâmetros, se preciso. Otimize!
• Melhoria contínua:
Invista na melhoria contínua não apenas da loja virtual, mas de todos os departamentos e processos de trabalho do seu comércio eletrônico. Otimize uma coisa por dia, mas otimize sempre.
Tente aplicar, por exemplo, por meio de treinamento técnico, a filosofia Kaizen para ter um desenvolvimento de e-commerce mais consistente. Essa filosofia lhe ajudará a eliminar desperdícios e aumentar a produtividade.
Conclusão
Como se pode observar, o desenvolvimento de e-commerce vai além da criação da loja virtual. Ele vai do empreendedorismo à melhoria contínua, de modo que a loja virtual é apenas uma parte do processo. Trabalhe arduamente nestes processos, lapide até obter a joia, isto é, o e-commerce outlier.
Loja virtual, e-commerce, comércio online, loja online. Independente de como você queira chamar, a versão online de sua loja física tem se tornado extremamente fundamental se você deseja alcançar mais pessoas e expandir seu negócio.
Um e-commerce nada mais é que um espaço online onde você pode divulgar seus produtos e possibilitar para seus clientes a compra pela internet.
Atualmente com a grande facilidade de acessar a Internet por boa parte da população, há ainda mais possibilidades de sucesso com o comércio eletrônico. Uma empresa que vende qualquer tipo de produto ou ainda serviços pode avaliar e investir neste segmento digital, seja para incrementar sua loja física, ou ainda começar uma nova estratégia de negócios baseada na mesma área em que já atua.
Para quem tem loja virtual no Brasil, as estatísticas estão bastante favoráveis. No ano de 2016, o e-commerce fechou com alta de 8% e para 2017 tem previsão de crescimento de 10% a 15%. É estimado que 20% da população brasileira são clientes ativos em compras online. Ainda entre estes dados, 90% das lojas online são de pequenas empresas.
Existem alguns fatores que explicam o crescimento do comércio eletrônico no Brasil. Talvez um dos mais importantes seja o fato que cada que vez mais o acesso a internet tem se tornado algo comum entre a população.
Hoje, no país, o número de dispositivos móveis tem crescido, fazendo com que cada vez mais as pessoas não só comprem pela internet, mas comprem pela internet por meio de um smartphone ou tablet.
ENTENDA AS VANTAGENS DE TER UM E-COMMERCE
CREDIBILIDADE
Você já precisou pesquisar mais sobre uma empresa e ao achar o site não encontrou nada do que precisava? Você consegue lembrar qual foi a sua percepção ao não encontrar o conteúdo que buscava?
A probabilidade é que sua percepção tenha sido negativa e que talvez até tenha gerado certa desconfiança, não é mesmo? Acredite: um site institucional bem desenvolvido pode mudar a percepção negativa e atrair novos clientes.
FACILIDADE NA COMUNICAÇÃO COM O USUÁRIO
Disponibilizar um canal de fácil contato com sua empresa faz com que o usuário se sinta mais confortável e confiante em contratar seu serviço ou comprar um produto.
A facilidade e acessibilidade são dois fatores importantes e relevantes para um site institucional que atenda as necessidades tanto da empresa, como do público-alvo.
Você pode apresentar seu produto ou serviço de uma maneira dinâmica, tendo o mundo como o público para a divulgação de seu trabalho.
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Ao colocar sua empresa na internet, você está visível para todas as pessoas do mundo. Seu público não fica limitado a uma região e sim, ganha as dimensões gigantescas.
Com um website, você permite que seus clientes em potencial entrem em contato e novas oportunidades de negócio possam aparecer.
APRESENTAÇÃO 24H POR DIA
Mesmo durante os finais de semana e feriados, informações da sua empresa poderão ser encontradas de forma fácil e bem apresentável através de um website.
Seus futuros clientes podem estar buscando exatamente o que você oferece!
CONTEÚDO ATUALIZADO
Diferente de materiais gráficos impressos, as informações de um site podem ser atualizadas rapidamente. Além disso, você pode apresentar este conteúdo de formas mais dinâmicas, utilizando imagens e vídeos.
Sua empresa mantém a apresentação, produtos e serviços sempre atualizados com um site.
VALORIZAÇÃO DA MARCA
Um website bem construído que reflita a imagem profissional da empresa proporciona confiança e segurança para os clientes.
Também mostra para o mercado que, para sua empresa, não existem limites geográficos e você está sempre aberto a novas oportunidades.
MELHOR APROVEITAMENTO DO TEMPO
Com o website, você não precisa se deslocar para apresentar seus trabalhos já desenvolvidos, bem como produtos e serviços que oferece.
Seus clientes podem conferir todas essas informações diretamente em seu website. Também é possível otimizar processos e tornar suas atividades do dia a dia muito mais eficientes.
RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES
Com um site, você consegue se relacionar com seus clientes de diferentes maneiras.
A disponibilização de formas variadas de contato, como chat online, por exemplo, ajudam na experiência do usuário como também na conversão deste possível cliente.
No site você também pode disponibilizar os meios comuns de contato: telefone, endereço físico e e-mail.