Google Analytics para e-commerce o guia definitivo!

Google analytics para e-commerce
Google analytics para e-commerce
Google analytics para e-commerce

A era do achismo está definitivamente acabada: as empresas que embasam suas decisões em crenças e simples especulações pessoais estão colocando seus investimentos e resultados em risco. Se você ficou assustado com isso, saiba que realmente vale a atenção, mas é claro que há soluções para não cair nas armadilhas. Para isso basta tomar as decisões corretas e uma delas é trabalhar com o Google Analytics para e-commerce.

Essa ferramenta é considerada obrigatória para qualquer comércio eletrônico que queira prosperar e se consolidar no mercado. Até mesmo as páginas que não visam diretamente às vendas, como blogs e aplicativos, podem usufruir dos recursos da plataforma, conhecendo o tráfego, comportamento dos usuários, localização, permanência nas páginas, entre outros.

No entanto, para o e-commerce o Analytics é ainda mais crucial. Todas as métricas que a ferramenta proporciona ajudam a mostrar para os responsáveis o desempenho de cada estratégia, desenvolvendo condições de otimizar os investimentos e de buscar estratégias que tragam resultados melhores.

Preparamos este guia completo a fim de garantir que você consiga ter sucesso ao utilizar o Google Analytics para e-commerce. Vamos abordar os seguintes tópicos:

  • o que é o Google Analytics;
  • para que serve o Google Analytics;
  • como instalar e configurar a ferramenta;
  • quais são as métricas que você deve acompanhar no e-commerce;
  • como personalizar e gerar relatórios mais aprofundados;
  • como os relatórios ajudam o seu e-commerce.

Preparado para conhecer o universo das métricas e como utilizá-las para tomar decisões e ter melhores resultados no comércio eletrônico? Boa leitura e estudo!

O que é o Google Analytics?

Se você está lendo sobre o Google Analytics é porque provavelmente já tem um site que recebe visitantes ou está com um desejo de criar um. Essa ferramenta cria um monitoramento completo do ambiente digital, mostrando diferentes métricas que vão ajudam a entender melhor o desempenho das suas páginas.

Ao instalar a ferramenta no seu site ela vai começar a contabilizar os dados, tais como o número de visitantes, quais são as páginas mais acessadas, o momento do dia que possui maior tráfego, o tempo médio que os usuários permanecem dentro do seu ambiente, o comportamento deles, entre vários outros indicadores.

O importante a saber agora é que as empresas não podem mais embasar suas decisões em simples achismos e crenças. Com o acesso à internet cada vez mais amplo, elas podem aumentar o público-alvo ao vender para pessoas cada vez mais distantes. Isso é ótimo porque permite uma maior receita, mas tem também um lado negativo, uma vez que a concorrência é maior, pois seu negócio passa a competir com marcas de várias localidades.

Vale lembrar também que o comportamento do consumidor vem mudando ao longo dos anos. Os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes em relação às marcas com as quais fazem negócios. Eles não aceitam mais somente a venda de um produto ou serviço, mas uma boa experiência em que suas necessidades sejam atendidas da melhor maneira possível. Isso aumenta a pressão sobre os empreendimentos para criarem ações mais personalizadas, assertivas e relevantes.

Além disso, é possível aliar o Google Analytics para e-commerce às estratégias de marketing digital, como campanhas de anúncio, redes sociais, e-mail marketing e diversas outras possibilidades. Uma boa comunicação requer um investimento financeiro por parte da empresa e as métricas são essenciais para analisar, por exemplo, a lucratividade de uma determinada ação, o que permite que sejam feitos investimentos mais certeiros e consequentemente que aumente o ROI (Retorno Sobre Investimento).

Para que serve o Google Analytics para e-commerce?

O Google Analytics para e-commerce tem uma infinidade de aplicações e serventias. Porém, para que você tenha conhecimento do que pode fazer com a ferramenta, criamos uma lista com as principais atribuições e benefícios. Veja:

Acompanhar o crescimento do número de visitantes

Vamos criar um cenário simples para gerar um melhor entendimento: imagine que você tem uma loja física em um shopping. Com tantas opções de compras lado a lado, o lojista precisa investir em uma boa decoração para atrair as pessoas que estão ali passando. Quanto mais pessoas dentro da loja, maior a probabilidade de gerar mais vendas. Certo?

No e-commerce funciona de uma forma parecida: quanto mais visitantes dentro das suas páginas, maior será a chance de aumentar as vendas. É claro que para isso é preciso investir na qualidade das páginas, criar um ambiente com bom layout, responsivo, que tenha um rápido carregamento (visto que grande parte dos acessos ocorre por meio de smarthphones), entre outras coisas.

É preciso ter em mente que um dos objetivos para o site é atrair mais visitantes e existe a possibilidade de usar o Google Analytics para acompanhar a evolução do tráfego. As análises de quantas pessoas estão acessando as páginas podem ser feitas mês a mês, de forma semanal ou com intervalos personalizados.

Além disso, também dá pra saber quantos usuários estão fazendo o primeiro acesso no seu site ou blog. Uma ideia é criar metas de evolução e tomar ações para alcançar os valores desejados, sempre avaliando a eficácia de cada uma delas para fazer correções e otimizar o plano sempre que necessário.

Saber quais páginas possuem a maior taxa de rejeição

Sabe quando você clica em um anúncio na rede de pesquisa, vai para uma página da empresa, mas fecha antes de clicar em qualquer outra informação no site? Quando isso acontece essa página recebe uma pontuação como taxa de rejeição, a qual relaciona exatamente a quantidade de pessoas que estão entrando e saindo pela mesma fonte sem acessar outras informações.

É muito importante acompanhar a taxa de rejeição tanto do do site de forma geral quanto das suas páginas de maneira individualizada para encontrar qualquer problema de acesso ou tentar melhorar o conteúdo para gerar mais atração e retenção dos visitantes.

Descobrir por qual canal de comunicação os seus visitantes estão chegando

Dentro do marketing digital existem várias possibilidades que podem ser bem-exploradas. As redes sociais, por exemplo, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, se tornaram verdadeiras ferramentas para as empresas. Com as plataformas os profissionais conseguem atrair o público, postar novidades e tendências, acompanhar a movimentação da concorrência, além de vender diretamente, claro.

Outra possibilidade no mundo digital é com os anúncios. Trabalhando com a plataforma do Google Adwords, em que se cria anúncios de diversos formatos, como rede de display, pesquisa, vídeos no YouTube, entre outros, pode-se alcançar um público significativo.

Também não podemos nos esquecer da técnica de e-mail marketing, uma das ações mais antigas e que mais gera resultados. Essa estratégia permite uma aproximação maior com o público, melhorando o relacionamento e gerando nutrição dos leads. Vale ressaltar que essa estratégia pode ser automatizada com ferramentas específicas, otimizando todo o trabalho.

Esses são só exemplos de fontes que podem ser exploradas no marketing digital para gerar leads e vendas. Além disso ainda existem as técnicas de marketing offline, mas que não vamos detalhar muito aqui neste momento. No entanto, com tantas opções de ataque, o normal é que as empresas diversifiquem suas estratégias. Então, como saber qual é a maior fonte de geração de leads? Como saber por quais canais o seu tráfego está sendo gerado? A resposta está no Google Analytics!

A plataforma mostra em detalhes a quantidade de público gerado em cada fonte. Isso ajuda na decisão de priorizar algum canal, trabalhar mais forte para melhorar um que não está gerando bons resultados ou mesmo entender as preferências do seu público. Vale a pena reforçar: não podemos tomar decisões em achismos. O Google Analytics para e-commerce auxilia justamente a ter certeza dos investimentos e ações e conhecer o desempenho de cada canal de geração de tráfego é primordial.

Mapear os horários de maior procura e visita

Além de saber a fonte, que tal conhecer os horários e os dias da semana em que se concentram a maior parte do seu tráfego? Isso é importante para intensificar campanhas de promoções, direcionar o lançamento de anúncios ou e-mail marketing ou até mesmo fazer manutenções no seu site.

A plataforma de análise cria um gráfico com a distribuição de acessos ao longo da semana. Você pode usar essa informação para trabalhar melhor cada fase.

Identificar os conteúdos de maior sucesso

Por fim, a plataforma do Google Analytics também é útil para a identificação dos conteúdos com maior procura e leitura. Sabemos que criar um blog para e-commerce tem um peso muito importante nos dias de hoje., visto que o marketing de conteúdo está em alta. Várias marcas estão investindo na criação e divulgação de materiais relevantes para atrair, envolver e converter os potenciais interessados nas soluções em clientes.

Esses conteúdos podem ser usados para criar a jornada de compra, que abrange todo o funil de vendas desde a fase inicial, de atração, até o fechamento da venda e depois dela, com conteúdos especiais para gerar a fidelização do cliente. No blog é importante conhecer os conteúdos que têm maior sucesso com o público. Isso permite limpar a sua lista de postagens e concentrar seus esforços em otimizar aqueles que estão com melhor performance.

Como instalar e configurar a ferramenta?

Para começar a utilizar o Google Analytics para e-commerce nós preparamos um passo a passo para instalação e configuração:

Obter o código de acompanhamento

  • acesse a página do Google Analytics;
  • crie uma conta ou faça login, caso já tenha conta no Google;
  • clique em “inscreva-se”;
  • complete o formulário indicado com as informações do seu site;
  • com todos os dados preenchidos, clique em “obter ID de acompanhamento”. Isso vai gerar um código que deve ser colocado no seu site para gerar o rastreamento e coleta das informações;
  • aparecerá o termo de aceitação e, após a leitura e confirmação, o código de acompanhamento.

Inserir o código no site

  • ainda dentro da sua conta no Google Analytics, copie o código de “Acompanhamento de website”;
  • abra o seu site, clique em “Aparências” e “Editar”;
  • antes do código </head>, cole o código que você copiou no Analytics. Faça isso para todas as páginas que deseja acompanhar.

Pronto, agora seu site já está com o código do Google Analytics e pronto para ser analisado pela ferramenta. Se você não conseguiu seguir os passos aqui descritos e teve dificuldades, há alguns plugins para WordPress que podem ser usados, como o Insert Hearders and Footers ou Google Analyticator.

Uma vez que a ferramenta já está sendo utilizada você pode configurá-la de acordo com sua necessidade, destacando as métricas mais interessantes. Vamos falar mais sobre isso em seguida.

Quais são as métricas que você deve acompanhar no e-commerce?

Várias métricas são possíveis de serem acompanhadas na plataforma de e-commerce. A seguir nós listamos algumas das principais para que você possa usar bem a plataforma do Google Analytics. Veja:

Visitors / Visitantes

O número de visitantes, como já dissemos ao longo deste guia, é uma das métricas do Google Analytics para e-commerce. É muito importante monitorar os valores e trabalhar para que eles sempre aumentem. Uma boa ideia é colocar metas e observar o desempenho das ações para isso.

Uma dica é não olhar somente o valor de visitantes de forma geral, mas de cada canal de geração de tráfego. Dessa forma você evita que um canal compense o outro em caso de variações.

New users / Novos usuários

Os novos usuários no site são aqueles que estão acessando pela primeira vez. É interessante acompanhar essa métrica também a fim de saber como suas ações de atração de novos usuários estão se desempenhando.

Geo / Geolocalização

Os dados de geolocalização indicam as regiões em que estão os usuários do seu site. Esse dado é muito interessante para descobrir se há algum local com maior número de visitantes, abrindo espaço para criar ações direcionadas.

A segmentação do público é muito importante para o sucesso das estratégias de marketing. Se você recebe um e-mail, por exemplo, falando sobre uma promoção na sua cidade, isso pode ter um alto engajamento. No entanto, se você recebe a mesma promoção, mas com o título de uma cidade a quilômetros de distância, a mensagem será facilmente desprezada.

Bounce rate / Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é a quantidade de pessoas que entraram e saíram do seu site pela mesma página, sem buscar outros conteúdos. Essa métrica deve ser monitorada a fim de encontrar problemas de navegação, conteúdos fora do ar ou qualquer coisa que atrapalhe a experiência do público.

Além disso, você pode fazer testes com os anúncios e acompanhar a taxa de rejeição das páginas de direcionamento para analisar se aquela estratégia está sendo atrativa aos usuários.

Conversion rate / Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas mais utilizadas no e-commerce. Ela funciona com uma determinação de ação, seja uma compra, cadastro, clique ou outra tomada de ação. Então, relaciona a parcela de usuários que seguiu essa ação esperada com o volume total.

Por exemplo, imagine que você queira monitorar a taxa de conversão do seu e-commerce em vendas. Com um tráfego de 13.000 pessoas mensalmente, 200 pedidos foram registrados em um período de 30 dias. Aplicando a fórmula da taxa de conversão com esses dados, teremos:

Taxa de conversão = 200 / 13.000 = 0,015 ou 1,5%

Essa taxa de conversão pode ser medida por estratégias, períodos, diferentes ações ou o que for mais interessante para o negócio.

Time on site / Tempo no site

O tempo no site é o intervalo médio que seus usuários permanecem navegando em suas páginas. Quanto maior esse tempo for, mais relevante está sendo seu conteúdo e os buscadores, como o Google, consideram esse fator como primordial no momento de criar o ranqueamento na busca orgânica, ou seja, a não paga. Os conteúdos do blog, por exemplo, ajudam bastante a manter os usuários no site, lendo os materiais e interagindo com eles.

Users real time / Usuários ativos no site

Outro recurso bem interessante do Google Analytics para e-commerce é o número de usuários ativos. Esse dado é coletado ao vivo, ou seja, a ferramenta mostra quantas pessoas estão online no seu site naquele exato momento. É muito bom acompanhar essa métrica para validar promoções, campanhas e períodos de alta procura, como Black Friday, Natal e outras datas sazonais.

Como personalizar e gerar relatórios mais aprofundados?

Uma das possibilidades ao usar o Google Analytics para e-commerce é a personalização. Por padrão a ferramenta apresenta um layout único, mas você pode estruturar a página como achar melhor. Para isso, siga o passo a passo:

  • faça o login na sua conta do Google Analytics;
  • vá até sua vista e clique em “Relatórios”;
  • escolha “Personalização” e depois “Painéis”;
  • para criar um novo painel você deve clicar em “+ Novo painel de controle”;
  • dê um nome e clique em “Criar painel”;

Na personalização você pode escolher widgets para o seu painel, acrescentando gráficos, métricas, mapas de localização, tabelas, barras e outros. Depois que você escolher todos os elementos do painel de controle também é possível alterar o layout. Para isso clique em “Customize Dashboard” e faça as alterações que achar necessárias.

Como os relatórios ajudam o seu e-commerce?

O Google Analytics concentra uma gama muito extensa de métricas sobre o seu site. Porém, nem sempre trabalhar com todas elas ou um número muito grande é uma boa estratégia. Você deve se concentrar naquilo que realmente é interessante e útil para o seu negócio em específico. Por isso é interessante customizar a plataforma e focar no que pode ajudar a gerar resultados.

Os relatórios com essas métricas ajudam a dar mais certeza sobre as ações. Imagine uma situação em que sua empresa dispõe de R$2.000 para investir em estratégias de marketing digital. Agora o objetivo é encontrar quais serão as ações tomadas e os valores para cada uma.

Se esse trabalho for feito sob achismo, os resultados podem ser totalmente aleatórios, acertando ou não, gerando bons ganhos ou não. Porém, se esse investimento for feito com base em resultados e análise de dados, a certeza de um bom negócio será bem maior. Com os relatórios do Google Analytics você pode ver, dentro deste exemplo que estamos criando, que a maioria do seu público está na região Sul do país. Além disso, grande parte do tráfego atual é gerado pelos anúncios, mesmo com outras estratégias já sendo aplicadas.

Com essa análise a sua equipe já tem mais informações para aplicar o investimento disponível, obtendo diversas dicas de marketing para aplicar. Ela pode criar anúncios personalizados para o público da região em destaque, destinando uma verba maior para eles ou até mesmo total. Além disso, uma outra ideia é buscar as páginas mais acessadas por esse público e concentrar os anúncios nesses temas, gerando maior atração. Por fim, vale também analisar o tipo de dispositivo usado para o acesso (desktop ou mobile) a fim de criar um ambiente que gere uma boa experiência.

Conseguiu perceber como a análise dos dados por meio de um relatório do Google Analytics para e-commerce ajuda a estruturar melhor as suas ações no e-commerce? As informações disponibilizadas devem servir como embasamento para gerar mais eficiência e assertividade, sendo de suma importância (pode-se dizer até que obrigatória na atualidade) para um negócio que quer conquistar o mercado e a preferência do seu público-alvo.

Essa ferramenta é realmente completa e capaz de gerar relatórios com tudo o que os gestores e responsáveis precisarão saber para acompanhar o desempenho das ações e saber se os esforços estão gerando os resultados esperados.

Toda empresa precisa trabalhar com base em fatos e números concretos para não perder espaço para a concorrência e também para não fazer apostas fundamentadas em meras convicções e correr grandes riscos. Com atitudes pautadas em informações fidedignas você conseguirá aumentar as vendas, gerar um melhor conhecimento da marca e projetar um crescimento sólido para a empresa.

Para finalizar, se você ficou com qualquer dúvida sobre a instalação, a configuração ou a utilização do Google Analytics para e-commerce, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo. Somos especialistas nesse trabalho e estamos prontos para ajudar da melhor forma possível a conquistar os seus objetivos.