
Vender pela internet é desafiador independentemente da área em que o e-commerce está situado. Portanto, é sempre valioso contar com a ajuda de players robustos do mercado, como é o caso do Google Shopping. Você já ouviu falar nesse recurso?
Com o Google Shopping a sua loja poderá ampliar o alcance dos seus anúncios de produto de uma forma totalmente direcionada às vendas. Trata-se de um formato de publicidade pensado especialmente para esse caso, que pode trazer excelentes retornos.
Como qualquer outro recurso do Google, o Google Shopping traz a força do maior buscador do mundo para ajudar o seu negócio a conquistar uma audiência massiva e qualificada. Esse é o melhor jeito de garantir sucesso para as suas vendas.
No artigo a seguir, você aprenderá tudo o que há de mais importante em relação a essa ferramenta, as suas vantagens, como funciona o Google Shopping e como começar a usá-lo. Confira!
O que é o Google Shopping?
Parte integrante da estrutura Google Ads, o Google Shopping é uma ferramenta que permite o cadastro e a localização de produtos na interface de buscas. Em vez de páginas da web, ele retorna itens à venda como resultados.
Diferentemente do que ocorre com os resultados convencionais, o Google Shopping não capta informações das lojas automaticamente. Em vez disso, investe em anúncios criados a partir do cadastro dos seus produtos no sistema.
Após esse registro, os produtos passarão a ser considerados em pesquisas relacionadas, podendo aparecer conforme forem relevantes para o que está sendo buscado.
Por que o Google Shopping é importante para as vendas de um e-commerce?
O Google Shopping é similar a serviços como Buscapé e Zoom, mas com o diferencial de contar com toda a exposição que o maior buscador do mundo possui. Ou seja, incluir o seu produto nesse banco de dados possibilita que ele seja visto por muito mais gente.
Afinal, resultados vindos do Google Shopping podem aparecer a partir de pesquisas relevantes. Quem busca por um aparelho de Blu-Ray, por exemplo, verá sugestões do Google Shopping além de sites da web entre os resultados de buscas.
Trata-se de algo bastante valioso para ampliar as vendas e o sucesso de um e-commerce. Você conseguirá conquistar muito mais clientes novos com esse método, já que aumenta as chances de atrair um público que nunca visitou a sua loja ou considerou fazer uma busca nela.
Ainda não se convenceu? Confira a seguir as principais vantagens de utilizar o Google Shopping.
Destaque aos detalhes do produto
Um anúncio do Google Shopping não tem dificuldades em chamar a atenção. Ele traz uma foto do produto ao lado do nome e o preço, reunindo as principais informações que o cliente em potencial precisa para se motivar a saber mais e fechar negócio.
Melhor performance para vendas
Divulgar um produto como um anúncio de texto convencional pode não ser o melhor caminho para os seus objetivos. Em vez disso, é muito mais vantajoso usar o Google Shopping, que é pensado especialmente para esse tipo de conteúdo.
Acesso a leads bem mais qualificados
Quem procura por determinado produto no Google costuma estar em um estágio bastante avançado de consideração em relação a ele. Ou seja, pode faltar muito pouco para realmente fechar negócio. Dessa forma, aproveitar anúncios do Google Shopping é o ideal para impactar esses leads altamente decididos.
Maior inteligência a partir do Google
O maior buscador do mundo conhece muito bem o seu público. A partir de um algoritmo inteligente, ele é capaz de supor quais as principais necessidades do usuário. Dessa forma, o seu produto pode aparecer como sugestão no Google Shopping até se a pesquisa não foi exatamente pelo nome dele.
Não é difícil de gerenciar
Apesar de ser uma ferramenta bastante poderosa, o Google Shopping não é complicado de usar. Toda a sua interface é intuitiva e o usuário pode sempre contar com o suporte do Google Ads para tirar dúvidas e realizar ajustes conforme necessário.
Monitoramento detalhado de performance
Assim como no restante das ferramentas do Google Ads, o Google Shopping oferece um rico acervo de dados de performance para você monitorar e acompanhar como seu público está reagindo. É possível aprender muito a respeito do perfil da sua audiência e, a partir desses dados, construir estratégias cada vez melhores.
Como começar a usar o Google Shopping?
Agora que você já conhece os benefícios que uma campanha no Google Shopping pode trazer para os seus resultados, está na hora de descobrir como começar a usar essa ferramenta. São várias etapas, mas todas elas são simples e o próprio sistema traz várias dicas.
Veja a seguir o passo a passo para criar a sua primeira campanha no Google Shopping:
- Crie uma conta no Google Ads ou faça o login com a sua;
- Com essa conta, cadastre-se no serviço Google Merchant Center;
- No Google Merchant Center, cadastre os seus produtos com suas informações mais importantes;
- Acesse o Google Shopping com a sua conta do Google Ads;
- Acesse a aba de campanhas, clique no botão de criar nova campanha e selecione “Shopping”;
- Insira o seu identificador do Google Merchant Center para importar os seus produtos cadastrados;
- Em “Localização”, você pode escolher os locais em que gostaria que seus anúncios apareçam;
- Defina o seu orçamento e o método de cobrança de preferência;
- Dê início à sua campanha.
Depois disso, certifique-se de acompanhar de perto as suas campanhas para garantir que estejam trazendo os resultados esperados. Você pode fazer ajustes caso perceba a necessidade.
Como planejar a campanha com o Google Shopping?
Agora que você já conhece as vantagens de usar o Google Shopping e aprendeu como utilizar essa ferramenta, está na hora de iniciar o seu planejamento. Comece a enxergar de que formas você utilizará esse recurso em sua estratégia.
Lembre-se da importância de manter a sua campanha em plena sintonia com o perfil do seu público. Aproveite os dados captados para aprender mais sobre essas pessoas e, assim, desenvolver estratégias cada vez mais eficazes para o seu e-commerce.
Utilizar o Google Shopping é uma ótima forma de destacar os seus produtos para um público mais qualificado, que está interessado em fazer compras. Comece já a usar a plataforma e aproveite os bons resultados que ela certamente trará para a sua loja.
Conte com mais recursos para fortalecer o marketing do seu e-commerce. Descubra qual é a importância de criar um blog para a sua loja virtual. Boa leitura!