Planejamento estratégico, exemplos e dicas de aplicação!
Planejamento estratégico é um processo que que norteará os passos do empreendedor e empresa para o sucesso almejado, isso tudo de acordo com uma série de fatores e importâncias mapeados previamente.
Desta forma, é preciso entender todos os momentos, a começar pelo momento presente: como está a empresa? Quais são suas forças e fraquezas? Quais oportunidades existem no mercado e quais ameaças devem ser mitigadas?
Depois desta etapa é preciso pensar no futuro, onde você quer chegar? Qual o objetivo do planejamento estratégico?
Vamos supor que sua loja virtual venda 1.000 produtos/mês e o seu objetivo é triplicar esse número em 3 anos, então, esse será o objetivo do planejamento estratégico: triplicar as vendas da loja virtual.
Sabendo o objetivo, fica mais fácil de pensarmos nas micro etapas, ou seja, no desmembramento do prazo em relação ao objetivo, por exemplo:
Planejamento estratégico
Objetivo principal: Triplicar as vendas em 3 anos, ou seja, vender 3.000 produtos por mês.
Micro etapas:
- Como vender mais?
- Como atrair mais clientes?
- Saber qual a conversão dos clientes atuais?
- Saber qual o custo de aquisição de cada cliente novo?
Depois de identificar as possíveis micro etapas, começamos a estruturar o planejamento estratégico, desta forma:
Como vender mais? (possibilidades)
- Baixar o valor do produto para o cliente final (mas não quero e/ou posso perder margem de lucro)
- Fazer propagandas do produto
- Trazer mais gente para o meu site
- Vender em outros canais
- Promoção de indicação
- investir em propaganda
- gerar conteúdo
- contratar influenciadores
- anunciar em redes sociais
- melhorar SEO do site
- anunciar no Google Adwords
- Estabelecer parcerias
Saber qual a conversão dos clientes atuais?
- A taxa de conversão dos cliente é atualmente 20%
Saber qual o custo de aquisição de cada cliente novo?
- O custo de aquisição de clientes é atualmente zero. Os clientes acessam o site diretamente por sites de busca orgânica.
Racional – Planejamento estratégico
Com toda essa informação, podemos começar a estruturar as coisas. Já temos uma ideia melhor do cliente/planejamento e com isso podemos atuar nos principais pontos de gargalo.
Hoje sabemos que o site possui uma média de 5.000 visitantes por mês e aproximadamente 20% dos visitantes compram no site (uma média de 1.000 produtos mês).
Com essa informação podemos tomar uma série de conclusões e adotar uma ou várias estratégias, acompanhe:
O nosso objetivo é triplicar as vendas na loja virtual e, dado que somente 20% dos visitantes compram, podemos adotar uma estratégia para:
- aumentar a conversão dos já visitantes
- aumentar a quantidade de visitantes
- colocar os produtos à venda em outros canais
Todas as ações acima ajudariam no objetivo de triplicar as vendas, agora cabe a você entender qual a sua disponibilidade de investimento, tempo e acompanhamento para executar uma ou todas as possibilidades levantadas.
Planejamento estratégico continuando…
Se o objetivo é triplicar as vendas em 3 anos e com a quantidade atual de acessos e taxa de conversão, estamos falando de um cenário real e otimista, não existiria motivo para realizar algum investimento em Google Adwords ou publicidade de imediato, uma vez que podemos melhorar a taxa de conversão da loja virtual realizando ações simples e de baixíssimo custo que podem impactar positivamente na conversão, como por exemplo, mudar a posição do botão comprar ou alterar sua cor.
Colocar os produtos para vender em um marketplaces também é uma estratégia barata e só requer, basicamente, tempo para que seus produtos rapidamente possam ser apresentados para uma nova audiência, aumentando suas vendas com investimento mínimo.
Em outro cenário, onde tivéssemos que apresentar o mesmo resultado (aumento de 3x em vendas), mas num curto período de tempo (6 meses), se faria necessário o máximo de investimento possível em todas as estratégias de aquisição possível, pois nesse caso estamos lutando contra o tempo, sem tanto espaço para tentativa e erro.
Conclusão – Planejamento estratégico
No geral, o que determina qual ou quais as estratégias podem ser adotadas será o planejamento estratégico, em desdobramento das micro etapas versus o tempo a ser concluído, lembrando que não existe receita de bolo, o que funciona para você pode não funcionar para outra loja virtual e vice versa, por isso sempre recomendamos o acompanhamento de cada estratégia adotada, para mensurar seus resultados e realizar algum ajuste se necessário.
Lembre-se: investimento, tempo e acompanhamento são a regra de ouro para o planejamento estratégico sair do papel e alavancar as vendas de sua loja virtual.
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Agora, se você esta estruturando sua loja virtual, e-commerce e tem dúvidas ou esta inseguro(a), solicite contato e um de nossos especialistas entrará em contato contigo para entender do seu negócio!