SITE GRATUITO É UMA PÉSSIMA IDEIA?!
Muita gente, principalmente quem está começando o seu negócio próprio, pode imaginar que fazer um site gratuito é uma alternativa viável. É um erro grave, pois o famoso “barato sai caro” pode atrapalhar os seus resultados em um futuro não tão distante.
A ideia de economizar com o site pode parecer atraente no início. Afinal, existem diversas opções gratuitas e com diferentes maneiras de personalização. Porém, para quem realmente busca resultados positivos para o seu negócio e uma presença digital eficiente, essa é uma opção que não deveria ser considerada.
No texto a seguir, vamos apontar os principais motivos para que você não utilize um site gratuito para a sua empresa e como isso impacta negativamente no seu planejamento. Além disso, abordaremos a importância de contar com uma empresa especializada na hora de criar a sua página para garantir melhores resultados para o seu negócio. Acompanhe!
A economia no lugar e no momento certo
Não é porque você vai fazer uma economia que isso significa que ela é eficiente ou benéfica para você e o seu negócio. Existem certos setores em que você não pode pensar em economizar, mas sim em ser eficiente e analisar o retorno em longo prazo. Não investir em determinado momento pode parecer uma boa alternativa, porém, no futuro, isso vai refletir negativamente nos resultados.
Portanto, analise muito bem em quais setores você consegue realizar uma economia antes de se empolgar com algum anúncio para “criar o seu site gratuito” e comprometer, por exemplo, o fluxo de visitantes da sua página e, consequentemente, a presença digital da sua marca.
As consequências de fazer site um gratuito para a sua empresa
Para que fique evidente o prejuízo que fazer um site gratuito pode causar ao seu negócio, listamos cinco razões para você não fazer isso, evitar a “economia burra” e buscar uma empresa especializada para lhe auxiliar nesse momento.
1. Não são responsivos
Um dos pontos fundamentais para qualquer site é encontrar um formato que seja eficiente e agrade o consumidor. Por isso, tendências como mobile friendly cresceram bastante nos últimos anos. Com um site gratuito, você tem uma gama limitada de opções e nunca vai poder configurar a página da maneira ideal para o seu cliente. Ou seja, por mais que você faça um estudo e uma análise profunda sobre o comportamento do consumidor, o seu trabalho será em vão.
2. Não são amigáveis com SEO
Uma das melhores maneiras para atrair visitantes ao seu site e fortalecer a presença digital da sua marca é investindo na produção de conteúdo relevante para o usuário e utilizando a ferramenta de Search Engine Optimization (SEO) para conseguir melhores resultados. O site gratuito, porém, não é amigável a esse tipo de estratégia e, dessa forma, o seu planejamento não será tão eficiente, assim como os seus resultados.
3. As métricas são imprecisas
Análise de dados e informações são fundamentais para entender o comportamento e os desejos do seu consumidor e, consequentemente, oferecer um produto ou serviço mais completo para ele. Com o site gratuito, porém, as métricas não são tão precisas quanto as de um site com domínio próprio, atrapalhando a sua análise e fornecendo números imprecisos para você decidir quais serão os seus próximos passos.
4. Falta de suporte
Você já tem inúmeras tarefas e preocupações com o seu negócio, já pensou adicionar mais uma? Caso o seu site gratuito saia do ar, por exemplo, você terá pouca — ou nenhuma — informação sobre os motivos de uma eventual queda. Além disso, caso o seu site tenha algum tipo de problema, as empresas que prestam esse serviço não oferecem uma equipe de suporte, ou seja, você poderá ficar algumas horas — ou até mesmo dias — sem resposta e com problemas no seu site.
5. Falta de segurança
Digamos que o ponto forte do seu site não será a segurança. Nem para você e o seu negócio, nem para o seu consumidor. Ou seja, além dos problemas acima, você ainda pode lidar com a perda de dados importantes, informações sigilosas dos seus clientes roubadas, enfim, não é apenas a sua marca que está em risco. Assim, a credibilidade que você passa o seu consumidor é cada vez menor.
Além de todos os problemas que citamos, outros pequenos entraves também podem atrapalhar o seu negócio e a reputação da sua página online: espaço limitado para dados, tráfego limitado — você terá um site lento — e propagandas inconvenientes divulgadas para os seus clientes.
Uma empresa especializada pode evitar maiores problemas
Dessa forma, fica evidente que criar um site gratuito pode prejudicar sua empresa e impedir que você consiga melhores resultados. Na hora de criar seu site, a melhor opção é procurar uma empresa especializada para encontrar a melhor solução.
Assim, a sua empresa terá, por exemplo, um domínio próprio, garantindo maior credibilidade e fortalecendo a presença digital da marca. Além disso, vai conseguir configurar e alterar o formato do site com as características que melhor se encaixam aos desejos do seu consumidor, aumentando as chances de conversão, por exemplo.
Todos os problemas encontrados na opção de fazer um site gratuito podem ser facilmente solucionados com uma empresa especializada. Portanto, não economize e busque profissionais especializados em criação de sites para garantir os melhores resultados para o seu negócio.
Abordamos as principais desvantagens de fazer site gratuito e como isso atrapalha, na prática, os resultados esperados por você. Listamos como, sem a ajuda de uma empresa especializada, você pode acabar com a credibilidade da sua empresa. Ficou claro, portanto, que alguns setores do seu negócio não devem ter economias. Afinal, o prejuízo a longo prazo pode ser ainda maior.
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