Quando o sistema de telefonia móvel foi inventado, algumas pessoas viram o celular como uma forma de perseguição, já que poderiam receber ligações e ser encontradas a qualquer momento. E hoje em dia? Bem, é possível que você esteja lendo este artigo no seu smartphone.
O Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, enfrenta o mesmo tipo de resistência no momento.
Muitas pessoas expressaram receio em se cadastrar no Pix por medo de terem seus dados bancários roubados, ou ainda por verem o Pix como uma forma de ficarem presas a uma instituição financeira.
Apesar dos muitos boatos que circulam pela internet, o Pix faz parte de uma grande revolução no envio e no recebimento de valores — é uma mudança que está em curso em todo o mundo. Sistemas de pagamento instantâneo já existem em mais de 50 países, e o Brasil agora se junta a essa tendência com o Pix.
Se você não sabe o que é Pix ou se deve oferecê-lo em sua loja, então este artigo é para você. Reunimos aqui informações sobre o funcionamento do Pix, bem como uma série de benefícios que esse novo meio de pagamento pode trazer para seu e-commerce.
O que é Pix?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo, lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, com o objetivo de futuramente substituir as transferências TED e DOC. Ao se cadastrar no sistema do Pix dentro do site ou do aplicativo de uma instituição financeira, o usuário tem acesso a essa opção na hora de realizar pagamentos ou transferências de valores.
Para se cadastrar no Pix, basta acessar o aplicativo ou site de seu banco e criar uma chave Pix. Sua chave Pix pode corresponder a um desses quatro meios de identificação: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória — uma combinação de letras e números que funciona como um login.
Com o Pix, é possível transferir valores para contatos no celular ou ainda fazer pagamentos no e-commerce por QR code, que mostrará o valor da transação e a identificação do recebedor.
Benefícios do Pix para seus clientes
A principal vantagem do Pix para os consumidores é a praticidade: o pagamento pode ser feito com o próprio smartphone, a partir da lista de contatos da pessoa ou por meio de um QR code — ou seja, sem a necessidade de inserir dados bancários ou de cartão.
Além disso, por ser um meio de pagamento instantâneo, as transações são processadas e confirmadas em questão de segundos — diferentemente das transferências TED ou DOC, que levam horas ou dias para serem concluídas.
Outro benefício para o cliente é que não há cobrança de taxa de transferência feita por pessoas físicas.
Por que oferecer o Pix como meio de pagamento?
O novo sistema de pagamento instantâneo do Banco Central é especialmente vantajoso para lojistas. Incluir o Pix nos meios de pagamentos aceitos em sua loja poderá trazer benefícios para suas finanças e até mesmo para suas vendas.
Trata-se de um meio de pagamento mais barato para o e-commerce: as transferências são feitas do cliente diretamente para o lojista, eliminando assim a necessidade de intermediários no processo.
Com outros métodos de pagamento, como boletos bancários e cartões de crédito, o lojista só vem a receber o valor referente à compra alguns dias ou até mesmo semanas depois. Já com o Pix, que é um meio de pagamento instantâneo, o valor fica disponível para o lojista imediatamente após a transação.
As transações feitas com o Pix serão bastante seguras para os lojistas por três motivos:
- O Banco Central é o responsável por monitorar todo o sistema do Pix, o que traz mais proteção para o processo;
- O Banco Central dispõe da infraestrutura centralizada necessária para implementar um complexo sistema de liquidação pelo valor bruto em tempo real (LTBR);
- Por se tratarem de pagamentos instantâneos, as compras feitas com o Pix não são passíveis de cancelamento.
Use o Pix para vender mais
As formas de pagamento oferecidas pela loja estão entre os fatores que mais influenciam a decisão do consumidor na hora de concluir a compra. Quanto mais diversos forem os meios de pagamentos oferecidos, o cliente terá menos razões para desistir da compra.
Suas taxas de abandono de carrinho também poderão diminuir, uma vez que o processo de compra será simplificado por conta do QR code. Em vez de ter que inserir dados de cartão ou pagar boletos, o cliente poderá apenas escanear o QR code oferecido pelo e-commerce e realizar o pagamento de forma imediata.
A praticidade desse meio de pagamento tornará o processo de compra mais ágil, e a eliminação de alguns obstáculos no checkout pode levar a mais conversões.
A previsão é de que, muito em breve, esse novo sistema de pagamento instantâneo seja amplamente usado pelos consumidores — o acordo firmado pelo Banco Central obriga todos os bancos com mais de 500 mil contas ativas a oferecer o Pix como meio de pagamento. Adiantar-se a essa tendência pode fazer com que clientes optem por sua loja em vez da concorrência justamente pela possibilidade de fazer compras com o Pix.
Vale ressaltar também que estar à frente em termos de tecnologia faz com que os consumidores tenham uma percepção positiva de sua marca. Em geral, o público aprecia empresas que estão por dentro das novidades tecnológicas.
O Banco Central realizou uma série de webinars nos últimos meses para tirar dúvidas da população a respeito do Pix. Em um desses webinars, foi feito um painel para discutir o uso do Pix como meio de pagamento no varejo. Você pode conferir abaixo o webinar “Pix como solução de pagamento para o varejo” na íntegra, ou então salvar o vídeo para assistir depois.
Comece a usar o Pix em sua loja online
Se você se empolgou com os benefícios do Pix e quer começar a aceitar esse novo meio de pagamento, basta se cadastrar e, em seguida, vincular o número identificador de sua conta bancária ao Pix.
Ainda é muito cedo para prever como será a disseminação desse sistema de pagamento instantâneo, então se você não quiser dar esse passo no seu e-commerce agora, não tem problema. Você já está munido de informações valiosas para tomar uma decisão no futuro.
fonte: Shopify
Quer ter um e-commerce de sucesso? Entre em contato com nossos especialistas agora