3 sinais de que o seu site profissional precisa ser renovado
Criar um site profissional é a chave para o seu negócio decolar!
Site profissional. Você já trabalha com a venda online de produtos, mas seu site profissional pode ser melhorado. Com um faturamento estável, chegou o momento de tomar essa decisão, que deve ser bem pensada e consciente — afinal, o investimento precisa valer a pena.
Por isso, o primeiro passo é refletir sobre quais são seus objetivos ao manter o site. Por exemplo: aumentar as vendas, oferecer um atendimento diferenciado, trazer autoridade para a marca etc. Essa análise é a base para uma possível renovação, porque é a partir dela que você identifica as oportunidades que está perdendo.
Para ajudar na sua reflexão, listamos, neste post, 3 sinais que indicam que você precisa renovar o seu site. Além disso, entenderá por que vale a pena profissionalizá-lo ainda mais e qual é o potencial de retorno que essa medida traz para o seu negócio. Vamos lá?
3 sinais de que é preciso renovar o site da sua empresa
Ter um site profissional é uma forma eficiente de ganhar credibilidade e aumentar sua presença online. Para um negócio baseado na internet, esses dois fatores são altamente estratégicos e oferecem vantagem competitiva.
Mais que isso, o site tem um potencial de interatividade significativo. Na atual era da informação e das redes sociais, é indispensável contar com essa possibilidade para gerar mais visitas e estimular o interesse do público-alvo. Porém, como saber quando está na hora de renovar?
Descubra os 3 principais sinais acompanhando a lista a seguir!
1. O site está há muito tempo sem atualização
Atualizar o site é uma medida relevante, que contribui para aperfeiçoar o SEO (estratégia que melhora o posicionamento no Google), atrair visitantes e fazer melhorias técnicas. Existem dois principais tipos de atualização.
Um deles é relativo a conteúdo e publicação de novos produtos. O outro é referente a uma revisão de usabilidade e experiência do consumidor, a exemplo de passar para um modelo responsivo, isto é, adaptável a diferentes telas, inclusive de dispositivos móveis.
Quando o site está muito tempo sem atualização, é provável que tenha perdido parte de suas visitas mensais e até apresentado queda na conversão. Isso acontece por diferentes fatores. Um layout agradável, por exemplo, aumenta o volume de acessos e o tempo de permanência dos usuários, além de colaborar para a concretização das vendas.
Mais que isso, um site desatualizado é confuso e mal posicionado nos resultados de busca do Google. Isso porque o algoritmo do buscador considera a usabilidade e a navegabilidade como elementos indispensáveis.
2. O site não é responsivo
Tornar o site responsivo é obrigatório na atualidade, devido ao uso crescente de dispositivos móveis. Para ter uma ideia, o celular já se tornou a principal fonte de acesso à internet no Brasil, sendo que 49% dos lares dependiam de um smartphone em 2017 para realizar essa ação.
Um site que ignora essa necessidade está fadado a perder oportunidades de venda. O consumidor, ao se deparar com essa dificuldade, provavelmente optará pela concorrência. Portanto, invista nessa técnica de estruturação.
3. O SEO não traz os resultados esperados
As estratégias de SEO fazem parte do marketing digital e determinam o seu posicionamento na página de resultados do Google. Quanto antes seu site aparecer, maior é a chance de receber visitas. Aliás, pesquisas indicam que 75% dos usuários não acessam a segunda página — percebe como é grande o potencial de perdas de oportunidades?
Devido a esse prejuízo, o SEO também é um sinal de que é preciso renovar o seu site. Assim, você consegue planejar e rever o uso de palavras-chave para otimizar os resultados e aumentar sua possibilidade de ganho.
Por que vale a pena aperfeiçoar seu site profissional
Os sinais que indicam estar na hora de renovar o seu site são complementados com algumas razões que justificam essa iniciativa. É claro que você está à procura de aumentar o seu faturamento, ampliar a carteira de clientes e fazer o negócio crescer. Porém, existem fatores tão importantes quanto esses, como você verá nos itens a seguir.
Melhorar o potencial de vendas
Seu site pode ser útil, bonito e ter boa usabilidade, mas nem sempre alcançar os resultados esperados. Isso indica que há uma falha, que precisa ser identificada e sanada, para que mais prejuízos sejam evitados. Portanto, avalie a taxa de conversão e separe o índice para analisar os dados de visitante para lead e deste para cliente. A partir das informações detalhadas, é possível verificar o que deve ser alterado.
Adequar-se para o cenário atual
O comportamento do consumidor mudou e, agora, ele tem as informações ao seu alcance na internet. Seu site precisa refletir essa questão. Caso contrário, perderá para a concorrência. Nesse momento, é preciso considerar a experiência do usuário, já que o visitante chega ao e-commerce com uma expectativa e espera que ela seja atendida. Basicamente, a ideia é ouvir o público e fazer mudanças que facilitem o acesso. Essa é uma maneira bastante eficiente de profissionalizá-lo.
Inserir novos recursos tecnológicos
A modernização dos sistemas é um dos fatores que incentiva a renovação do site. Além de ter visibilidade e relevância, ele também deve apresentar uma boa performance. Quando isso não acontece, está na hora de investir em otimização, monitoramento pelo Google Analytics, responsividade e outros recursos. Tenha em mente que é preciso observar as novas tendências e segui-las — por exemplo, disponibilização de chat online, criação de área de orçamento, automação do envio de newsletter e mais.
Acompanhar a concorrência
As empresas concorrentes transformaram os próprios sites? Você precisa fazer o mesmo para não perder mercado. É claro que nem sempre é necessário investir nesse ajuste. No entanto, quando as alterações forem relevantes e impactarem o seu resultado nas páginas do Google e a experiência do cliente, tenha certeza de que deve adotar a mesma medida. Por isso, é válido fazer um monitoramento recorrente para identificar as boas práticas adotadas.
Em suma, renovar seu site profissional é uma decisão que deve ser tomada com consciência, mas que é interessante para diferentes situações. Você nunca deve deixar sua página desatualizada por muito tempo, porque isso pode levar à perda de oportunidades. Ao colocar em prática as ações recomendadas neste artigo, a tendência é que seus resultados melhorem e que sua marca ganhe em confiança, credibilidade e visibilidade.
O que achou de entender mais sobre o site profissional e sua necessidade de renovação? Se você se identificou com as dicas repassadas, entre em contato com a Seri.e Design! Converse com nossos profissionais e descubra como podemos alavancar seu negócio!
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